Blog da Carol











{agosto 30, 2010}   As pastilhas estão soltando??

Boa tarde pessoal!

Eu ADORO pastilhas, acho que elas dão um charme todo especial no ambiente – tanto na cozinha quanto no banheiro!

Atualmente o mercado oferece vários tipos de pastilhas, as mais comuns são as cerâmicas e as de vidro! A colocação das pastilhas exige mão-de-obra especializada. Basta notar edifícios revestidos com elas há muitos anos, muitos em cidades litorâneas, que continuam em excelente estado. Mas é comum, também, encontrar  pequenas superfícies em que as pastilhas se soltaram pouco tempo depois de colocadas. Então qual é o  segredo para a correta instalação das pastilhas?

– Para começar, a superfície onde as pastilhas serão aplicadas precisa de tratamento especial. Se for no piso, ele deve ter recebido emboço e argamassa de contrapiso sarrafeados ou desempenados, para ficar nivelado, e curado por 14 dias (ou seja, deve ficar secando por duas semanas). Se for sobre alvenaria, a mesma coisa, porém, com um detalhe a mais: a base deve estar absolutamente limpa, sem pó, óleo, tinta ou outros resíduos que impeçam a aderência da argamassa colante.

– A próxima preocupação deve ser com a argamassa, que deve ser própria para pastilhas. No mercado existem diversos fabricantes que produzem este tipo de produto. A utilização do material correto é um dos detalhes mais importantes para que as pastilhas tenham vida longa.

– Caso a argamassa não seja do tipo flexível, a tendência é que apareçam pequenas rachaduras nela. Com isso, as pastilhas vão gradativamente se destacando. Isso acontece porque as construções ‘trabalham’ ( passam por dilatações e contrações frequentes).

– As pastilhas são muito pequenas, comparadas a uma peça de cerâmica. Por isso, a aplicação da argamassa deve ser uniforme. Preste atenção, também, na espessura da camada de argamassa depois do assentamento, que deve ser de, no mínimo, 3 mm e, no máximo, 5 mm.

– Outra preocupação deve ser com o alinhamento das placas. As pastilhas, geralmente, vêm coladas em lâminas de papel. Elas são agrupadas em painéis de 30 cm por 30 cm ou 40 cm por 40 cm. Caso as placas não sejam corretamente alinhadas, na horizontal e na vertical, provavelmente, após o término da instalação, a superfície não estará uniforme -por isso é importante contratar um especialista neste tipo de revestimento.

– O cuidado com o papel que une as pastilhas antes da instalação deve ser redobrado. A remoção dele deve ser feita quando a argamassa estiver firme (entre 45 minutos e duas horas após o assentamento). O acabamento deve ser feito com uma esponja levemente umedecida, até, no máximo, 40 minutos depois da retirada do papel. Do contrário, a parede pode ficar desalinhada. Se der para perceber divisões entre as placas, é sinal de que não deu certo.

– O último cuidado é com o tempo de secagem da argamassa, que deve ser de 72 horas para o pessoal da obra continuar a trabalhar (e com cuidado) e de sete dias para o uso comum. Se as pastilhas estiverem sendo aplicadas numa piscina, também é preciso esperar uma semana para enchê-la de água. Utilizar a área antes do tempo necessário também é um dos principais motivos do desprendimento das pastilhas.

Seguindo as orientações corretas, você terá um excelente resultado!

Fonte: site Uol – Casa e Imóveis

Beijoss

Anúncios


SAMARA says:

Boa Noite!

Gostaria de saber preço dessas pastilhas,pois estou para começar uma reforma no meu prédio.



Oi Samara! Aqui em Curitiba, vou indicar a Pastilhart o telefone para contato é (41) 3335-1152 ou (41) 3336-1973.



Fabiana says:

Olá moro em Peltas, RS e estou a procura de pastilhas emescala de branco e preto para usar no meu banheiro, saberiam me orientar onde comprar?
Grata



Olá!
Sou de Curitiba- PR, por isso infelizmente não sei onde você pode encontrar por aí. Mas provavelmente em grandes casas de materiais de construção eles saberão indicar.

Att
Carol Bertolae



Gabi says:

Ola! Sou de SP e estou tentando combinar pastilhas com um piso bege amarelado e estah dificil sair do obvio (Marrom) voce teria alguma sugestao?
Grata,
Gabriela.



Oi Gabi!
Primeiro queria me desculpar pela demora da resposta.
Para qual ambiente?
As pastilhas de coco são uma boa opção para banheiros.



Valeria says:

Olá estou construindo a minha casa e gostaria de usar pastilhas no banheiro. A minha dúvida é quanto ao chão, se também uso a mesma patilha?



Olá! As pastilhas são usada nas paredes, para o chão você escolhe algum tipo de piso (cerâmico ou porcelanato) que combine com as patilhas de sua escolha. 🙂



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: